Pular para o conteúdo

A importância de podar árvores nas cidades

Cidades arborizadas proporcionam muito mais qualidade de vida para seus habitantes. No entanto, a poda das árvores deve ser feita sempre que necessário. Isso porque é necessário zelar pelas árvores, mantê-las tratadas e bem cuidadas.

Além disso, quando esse procedimento não é realizado, pode causar uma série de transtornos. Por isso, algumas cidades brasileiras estabeleceram por meio de lei o cumprimento desse tipo de serviço.

Para falar sobre esse assunto em mais detalhes, apresentaremos o conteúdo a seguir. Confira!

Benefícios das árvores nos ambientes urbanos

Para começar, podemos dizer que cidades bem arborizadas propiciam uma melhoria da estética urbana.

A sensação de bem-estar causada pelas árvores no ambiente urbano pode influenciar a diminuição de problemas como estresse e depressão.

Além disso, as árvores oferecem sombras, o que pode proporcionar uma sensação de maior conforto em climas quentes. De fato, pesquisas indicam que bairros com muitas árvores tendem a ter temperaturas 4ºC inferiores àquelas observadas em áreas não arborizadas.

As árvores proporcionam o aumento da umidade, o que contribui ainda mais para o equilíbrio térmico do espaço urbano. Esse fator é de suma importância para cidades com climas demasiadamente secos. Elas também ajudam a diminuir os impactos das enchentes, pois são uma resistência à água que escoa para as baixadas.

O solo no qual estão plantadas as árvores ajudam a absorver a água das chuvas. Elas também são um abrigo para pássaros, o que pode tornar o ambiente urbano mais agradável.

Quanto ao problema da poluição sonora nas grandes cidades, as árvores podem servir de barreira à propagação dos ruídos. As folhas das copas acumulam partículas de materiais poluentes, que posteriormente serão levados pelas águas das chuvas. Assim, as árvores contribuem também para a qualidade do ar dos grandes centros urbanos.

A importância da poda nos ambientes urbanos

Apesar de todas as vantagens da arborização dos espaços urbanos, esta deve ser planejada e mantida. Isso porque, muitas vezes, o crescimento dos galhos faz com que estes se choquem com calhas, fios elétricos, muros e postes. O descuido em relação à arborização das cidades pode gerar muitos acidentes, pondo a vida de pessoas em risco.

Além disso, pode prejudicar a dinâmica urbana, pois podem atrapalhar a iluminação e a sinalização das vias e a circulação de pedestres nas calçadas. Em invernos muito rigorosos, árvores que não são podadas podem cair sobre pessoas e veículos.

No caso específico de árvores frutíferas, deve-se considerar, por exemplo, o risco envolvido na queda de frutos em vias de grande circulação. Ademais, acarretam acidentes graves envolvendo a fiação de postes de eletricidade.

O contato dos fios com os galhos das árvores pode terminar por desgastar o revestimento da fiação, deixando esta desprotegida. Por isso, antes de se realizar o plantio das árvores, é necessário que se desenvolva um planejamento que considere inúmeras variáveis.

Um aspecto fundamental a ser considerado nesse plano, é o tipo de árvore a ser plantada. Recomenda-se árvores que sejam adequadas à área urbana e a suas limitações. No entanto, um ponto fundamental é aquele concernente á qualidade do serviço disponibilizado pelos municípios.

Assim, a presteza no atendimento às chamadas, bem como a manutenção preventiva da malha arbórea, pode evitar que muitos acidentes ocorram.

O que fazer quando identificar uma árvore precisando de poda

As árvores que, visivelmente, apresentam riscos de acidentes devem ser podadas com urgência. Nesse caso podemos enquadrar galhos que encostam na fiação da rede elétrica ou que ameaçam cair por cima de muros e postes.

Entretanto, é importante que podas preventivas, como a de formação e a de adequação, sejam realizadas, para evitar o crescimento desordenado das árvores.

Conforme já sublinhamos, os municípios disponibilizam, para isso, serviços públicos gratuitos. Basta que se faça uma ligação solicitando a realização da poda. Em casos extremos, o Corpo de Bombeiros pode ser acionado.

Nesse artigo, falamos da importância da poda de árvores nas cidades, sublinhando a necessidade da manutenção desse serviço pelos municípios. Falamos também das vantagens proporcionadas pela arborização das grandes cidades.

Marcações: